Reunião de quadros do Algarve prepara Congresso

<font color=0093dd>Amplo processo de construção colectiva</font>

Centena e meia de quadros do Partido do distrito de Faro participaram, no dia 2, numa reunião regional preparatória do XIX Congresso, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.

O reforço do Partido foi um tema muito debatido

Em debate estiveram os dois documentos a submeter ao Congresso do Partido, o projecto de alterações ao Programa do Partido e o projecto de Resolução Política/Teses. A abrir o debate, Jerónimo de Sousa expôs os elementos centrais que orientam os dois documentos aprovados pelo Comité Central, designadamente o projecto de alterações ao Programa, que se pretende que se passe a designar Uma Democracia Avançada – Os valores de Abril no futuro de Portugal e onde se reafirma a Democracia Avançada como etapa integrante da luta dos comunistas portugueses pelo socialismo.

Como sublinhou Jerónimo de Sousa, este Programa – que surgiu na «continuidade histórica da revolução democrática e nacional e das ideias e realizações do 25 de Abril» – comporta e pressupõe na sua realização e nas transformações progressistas que preconiza um «largo sistema de alianças sociais» cujo núcleo básico é a aliança da classe operária com os pequenos e médios agricultores e com os intelectuais e outras camadas intermédias. Trata-se, para o dirigente comunista, de uma proposta que «não é intemporal», antes responde às «necessidades concretas da sociedade portuguesa para a actual etapa histórica». A sua concretização, esclareceu ainda, «é objectivamente do interesse de todos os trabalhadores e do conjunto de todas as classes e camadas sociais antimonopolistas».

O Secretário-geral do Partido fez ainda uma caracterização da actual crise do capitalismo e da situação internacional, identificando os principais eixos da política de exploração e empobrecimento que está em curso e apontando o caminho da luta de massas e do reforço do PCP para travar e derrotar a ofensiva e abrir caminho a uma outra política, patriótica e de esquerda. Jerónimo de Sousa sublinhou o papel do Partido e da intervenção dos militantes comunistas nas duras e exigentes tarefas que têm pela frente, manifestando ainda a sua inabalável confiança no futuro.

Reforçar o Partido

O rumo de desastre nacional e o roubo nos salários e pensões, os ataques à Constituição da República e as medidas inscritas no Orçamento do Estado e a necessidade, mesmo num quadro de preparação do XIX Congresso, do máximo empenhamento do colectivo partidário para o êxito da greve geral de 14 de Novembro, foram temas centrais nas intervenções dos militantes presentes. Mas a realidade regional, indissociável da caracterização mais geral feita em ambos os documentos, esteve também em destaque. Particularmente graves são, hoje, o desemprego e os salários em atraso, sobretudo no sector da hotelaria. A criminosa política de destruição do aparelho produtivo regional, promovida ao longo de décadas por PS, PSD e CDS, foi também referida.

No debate surgiram ainda preocupações sobre a necessidade premente de reforço do Partido, tendo sido analisadas as dificuldades existentes, mas também as potencialidades que hoje se abrem a esse reforço. Desta discussão sobressaiu a necessidade de um grande empenhamento na campanha Um Dia de Salário para o Partido, num quadro em que apesar de se acentuarem as dificuldades dos trabalhadores e do povo, e por essa via também dos militantes do Partido, existem possibilidades de reforçar a organização também nesta vertente fundamental.

O debate foi encerrado pelo Secretário-geral do PCP, que valorizou o conjunto das intervenções aí proferidas.



Mais artigos de: PCP

Libertar o País da asfixia da dívida

Jerónimo de Sousa anunciou anteontem a proposta do PCP para limitar juros e outros encargos correntes da dívida pública, que será apresentada em sede de debate do Orçamento do Estado. 

O futuro do País depende da luta do povo

Nem as fortes chuvadas que se faziam sentir na região desmobilizaram as centenas de pessoas que participaram, sábado, na Casa da Cultura de Beja, no comício do PCP inserido na campanha Pôr Fim ao Desastre. Com o PCP, uma política e um governo patrióticos e de esquerda.

Um colectivo combativo e determinado

O comício do PCP realizado no domingo em Oliveira de Azeméis, ao qual compareceram centenas de militantes e simpatizantes do Partido, fez transbordar o auditório da Junta de Freguesia local – um espaço que não se encheu apenas de gente, mas de determinação e...

Combater e rejeitar o Orçamento para 2013

O PCP, por intermédio de Jorge Cordeiro, dos organismos executivos do Comité Central, reagiu no dia 1 à presença em Portugal de uma delegação do Fundo Monetário Internacional. Para o dirigente do Partido, o objectivo desta visita é «ajudar o Governo a destruir...

<font color=0093dd>Tribuna do Congresso</font>

Sair do euro é preciso   Parece haver quem pense que a saída de Portugal do euro é uma opção política entre várias alternativas. Não o é. A saída do euro é uma necessidade objectiva para a...

Construir uma grande greve geral

À medida que se aproxima o dia da greve geral, as organizações do Partido intensificam o esclarecimento e a mobilização dos trabalhadores nas empresas e locais de trabalho.

Travar a ofensiva dos patrões

No boletim de Novembro, a Organização dos Trabalhadores Comunistas do Sector da Vigilância de Lisboa realça as razões que os trabalhadores deste sector têm para aderir de forma massiva à greve geral de dia 14. Sustenta o Partido que os patrões «aproveitam o...

Um Partido que se reforça

A VIII Assembleia da Organização Concelhia de Santiago do Cacém, realizada no dia 28 de Outubro no Cercal, contou com a participação de 67 delegados. O debate travado e as decisões aí assumidas foram ao encontro dos objectivos traçados, expressos no lema Um Partido...

Celebrar Outubro

Os 95 anos da Revolução de Outubro estão a ser assinalados em diversas iniciativas um pouco por todo o País. Na sede nacional do PCP, na Soeiro Pereira Gomes, a data maior da história da luta dos explorados e dos oprimidos pela sua emancipação foi assinalada no dia 5 num...